O jornalista e comunicador Sérgio Moreira Miranda. diretor executivo do jornal Extremo Leste, recebeu o prêmio Gutemberg



O jornalista e comunicador Sérgio Moreira Miranda. diretor executivo do jornal Extremo Leste, recebeu o prêmio Gutemberg na noite de ontem.

O prêmio foi criado em 2007, pelo então Diretor Superintendente da Distrital Tatuapé, o também jornalista José Garris Del Valle, que o idealizou com a proposta de agradecer e homenagear os profissionais da imprensa e de comunicação que prestigiam os eventos da Zona Leste.

 O prêmio Gutemberg recebeu este nome em homenagem João Gutenberg (em português) / Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (em alemão). Gutenberg foi um importante inventor alemão do século XV. Atuou também com gráfico e gravador. Gutenberg nasceu na cidade de Mainz (Alemanha) em 1398 (data desconhecida). Gutenberg morreu na cidade de Mainz (Alemanha) em 3 de fevereiro de 1468. Inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros no século XV. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata. Essa invenção foi de extrema importância na época do Renascimento, pois favoreceu a circulação de ideias e conhecimentos de forma mais rápida. O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas.

Curiosidade

O primeiro livro impresso pelo método inventado por Gutenberg foi a Bíblia Sagrada, impressa em 1455.

 

.

.

  

Comentários