São Miguel Paulista recebe a ação Rua Para Todos com a presença de Rene Silva do Morro do Alemão no Rio de Janeiro

Resultado de imagem para rene silva
Rene Silva

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis é parceiro da Virada Sustentável e levará a São Paulo duas ações especiais: Rua Para Todos e (Vida)³ na Praça.
No dia 26 de agosto (sexta-feira), São Miguel Paulista recebe a ação Rua Para Todos. A Rua Américo José da Costa será aberta para as pessoas. Na extensão de uma quadra, serão organizadas diversas atividades para a comunidade local: sessões de bate-papo, horta urbana, apresentações musicais, artesanato, atividades para crianças, oficinas de compostagem, graffiti e break, além de um espaço de yoga.
As atividades ocorrem na Rua Américo José da Costa, no trecho entre a Avenida Marechal Tito e a Rua Padre Francisco Marcondes Improta, das 14h às 18h.

PROGRAMAÇÃO

ESPAÇO FEIRA

  • Feira de Artesanatos e Produtos Ecológicos– Rua para Todos
    Quando: das 14h às 18h
Aproveitando o espaço da rua, dez barracas estarão dispostas para a venda de produtos artesanais feitos pela comunidade de São Miguel Paulista. Para quem procura por mais saúde, uma feira de produtos ecológicos também estará no local.

ESPAÇO URBANO

  • Pista de Skate com obstáculos
    Quando: das 14h às 18h
O esporte que é a cara da rua terá ainda mais destaque em São Miguel Paulista. Uma pista será montada com obstáculos na rua e instrutores receberão aqueles que querem se divertir sobre as rodas. A idade mínima para participar é cinco anos.
  • Espaço Dança de Rua
    Quando: das 14h às 18h
A rua não é só espaço de passagem, mas também de expressão de arte e cultura. A oficina de dança de rua é uma oportunidade para quem quer movimentar o corpo enquanto ocupa o espaço público. Serão turmas de 20 pessoas em aulas de uma hora. A idade mínima para participar é 12 anos.
  • Oficina de Graffiti
    Quando: 14h às 15h / 16h às 17h
Expressão de arte urbana, o graffiti tem transformado os espaços públicos, tornando-os mais vivos e coloridos. As mensagens passadas a partir das pinturas podem refletir o pensamento da população e trazem mais personalidade para as ruas. O Rua Para Todos,  em São Miguel Paulista, vai receber oficinas de graffiti para incentivar ainda mais a produção artística na comunidade. As turmas serão compostas por 20 pessoas, a partir de 12 anos.

OFICINAS

  • Cuidadores dos Caminhos de São Miguel: oficina para crianças com Irene Quintáns
    Quando: 14h às 15h / 16h às 17h
Oficina lúdica com entrevistas e desenhos, crianças de cinco a 10 anos. As crianças serão convidadas a entrevistar adultos sobre o bairro onde moram e, após, terão a oportunidade de ilustrar essas entrevistas em um painel.
  • Oficina de Mosaico
Quando: das 15h às 16h
São Miguel é uma das regiões de São Paulo que vai passar por um redesenho urbano, com a construção de calçadas ampliadas e travessias mais seguras para as pessoas. Uma turma de 20 crianças será convidada a montar um mosaico que representa as mudanças na infraestrutura  que ocorrerão no bairro.
  • Curativos Urbanos
    Quando: das 17h às 18h
A oficina interativa tratará de uma nova forma de espalhar verdadeiros curativos pelas ruas, que podem não resolver os problemas, mas chamam a atenção para as condições das calçadas.

HORTAS

  • Oficina com coletivo Aorta Comunitária
    Quando: 14h às 15h / 16h às 17h
A ideia do coletivo Aorta Comunitária é plantar uma semente da comunidade na cidade. Encontrar lugares que possam receber uma horta, onde as pessoas possam plantar, colher, conviver, se comunicar e, com isso, viver de uma maneira mais saudável. Na Virada Sustentável, o Aorta vai plantar essa ideia em São Miguel e ensinar a montar uma horta de maneira simples e acessível.
  • Plantando uma cidade melhor: oficina de bombas de sementes com o coletivo Guerrilha Verde
    Quando: 15h às 16h / 17h às 18h
Uma bomba do bem será lançada nos espaços que precisam de reflorestamento. Com inspiração no método do agricultor japonês Masanobu Fukuoka (1913 –2008), o Coletivo Guerrilha Verde levanta discussão sobre as formas de plantio, impacto no solo, condições climáticas e questões ambientais. Na oficina, será apresentada a ideia da bomba de sementes, uma receita com argila, sementes e composto orgânico que pode ajudar a transformar os lugares onde vivemos. Terrenos baldios e canteiros são alguns dos exemplos de locais que podem virar paisagens mais bonitas.

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS

  • Pocket Show com Palhaços
    Quando:14h às 15h / 17h às 18h
Apresentação de palhaços para as crianças, utilizando o humor e o lúdico para estimular o trabalho em equipe e a amizade.
  • Momento Yoga
    Quando: das 15h às 16h
Oficinas de yoga com instrutores de São Miguel. A idade mínima para participar é oito anos.
  • Jogos Teatrais
    Quando: das 16h às 17h
Brincadeiras, atividades artísticas, momentos de criatividade e exercícios que estimularão conscientização corporal e convivência.

SHOWS E BATE-PAPO

  • Bate-papo com David da Rabeca
    Quando: das 14h às 15h
A rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino, utilizado desde a Idade Média. No Brasil, é tradicional dos cantadores nordestinos, e muito usada nos fandangos de São Paulo. Tem fabricação simples e é isso que David da Rabeca vai mostrar no Rua para Todos, em São Miguel, quando vai ensinar a montar o instrumento. Além disso, vai contar um pouco de sua história.
  • Bate-papo São Miguel + Humana: conheça o projeto para as ruas de São Miguel Paulista
    Quando: das 15h às 16h
São Miguel Paulista será a primeira Área 40 de São Paulo a ter calçadas ampliadas, travessias mais seguras e mais espaços para as pessoas. Na Virada Sustentável, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis vai apresentar o projeto para a região e como ficará o bairro após a intervenção no desenho urbano.  Monitores estão disponíveis para explicar as mudanças no bairro ao longo de todo o evento.
  • Juventude na periferia: bate-papo com Rene Silva e Luana Hansen
    Quando: das 16h às 17h
Conversa para mostrar a importância da presença dos jovens nas comunidades e como a voz de cada um pode mudar o futuro. Rene Silva é o criador do Jornal Voz da Comunidade. Fala sobre a comunidade do Complexo do Alemão e da Penha. Em 2010, fez uma cobertura em tempo real pelo Twitter sobre o cerco e a invasão da polícia ao Complexo do Alemão. No ano seguinte, foi eleito como o melhor produtor de conteúdo no quesito Inovação pela Shorty Awards. Luana Hansen é DJ, MC e produtora musical. Ex-membro do grupo A-TAL, ela foi vencedora do principal prêmio de rap no país, o Hutúz, e participou do filme Antônia. Atua há 15 anos na cena do rap nacional e vem quebrando diversos tabus a partir de sua luta contra o preconceito, o machismo e a lesbofobia.
  • Hora da Música – Luana Hansen
    Quando: das 17h às 17h30
Luana Hansen é DJ, MC e produtora musical. Ex-membro do grupo A-TAL, ela foi vencedora do principal prêmio de rap no país, o Hutúz, e participou do filme Antônia. Atua há 15 anos na cena do rap nacional e usa as letras das músicas para quebrar tabus e lutar contra o preconceito.
  • Hora da Música – Forró
    Quando: das 17h30 às 18h
Apresentação do Trio Forró Pé de Serra
  • Hora da Música – MPB
    Quando: das 18h às 18h30

ESPAÇO BIKES

  • Espaço Bikes: oficina de conserto e bicicletário
    Quando: das 14h às 18h
Durante a tarde de sexta, São Miguel contará com um espaço especial e diversas atrações. Uma oficina de conserto de bicicletas estará disponível para quem vier participar do Rua para pessoas. Além disso, quem for pedalando terá no bicicletário um espaço reservado para guardar a bike e aproveitar o evento com tranquilidade. 

Comentários