Moradores celebram 394 anos de São Miguel Paulista com grafite em muro

Grafite em muro de 1 km conta história do bairro da Zona Leste de SP.
Projeto foi aprovado via Lei Rouanet e contou com trabalho de 25 artistas


Moradores de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, pintaram um muro de 1 km de extensão para contar a história do bairro que comemora 394 anos no mês de setemebro. O projeto, aprovado via Lei Rouanet, contou com a participação de 25 grafiteiros - todos da região - e levou quase oito meses para ficar pronto.
O muro fica na Avenida Doutor José Artur Nova e pertence a uma fábrica, que topou participar da iniciativa. As paredes da empresa foram todas coloridas com grafites que registraram a história do bairro desde os índios e portugueses do século XVI até os japoneses e árabes que migraram para a região posteriormente.
"O bairro vai fazer 394 anos oficialmente, mas se a gente fizer extraoficial, é muito mais do que isso. São Miguel Paulista é um bairro muito antigo. Os registros que a gente tem, o primeiro registro, é de 1532, quando Martins Afonso de Souza passou por aqui. Era chamada aldeia de Piratininga, nem era São Miguel", explica o ativista cultural Valdemir Lima.
O projeto foi inscrito na Lei Rouanet pelos próprios moradores, que receberam a confirmação do incentivo federal em dezembro de 2015. Os idealizadores começaram, então, a pesquisa histórica do bairro, que durou quase um semestre. O trabalho dos grafiteiros só começou no dia 11 de julho e, pouco mais de um mês depois, ele foi concluído. Para tanto, algumas partes do muro chegaram a ter seis artistas grafitando ao mesmo tempo.
O resultado vem sendo bastante elogiado por quem vive na região, segundo o grafiteiro Cristiano Ignoto. "É satisfatório de ver as pessoas aqui do bairro que não tem muito tempo pra dar atenção pro grafite e está sendo uma ligação entre o grafite e as histórias do bairro e do país", comemorou.
A costureira Nair Nairy é um das que aprovou a mudança: "Esse muro antes era muito pichado, com muita sujeira e agora tá com outra visão. Tá muito bonito agora".
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/08/moradores-celebram-394-anos-de-sao-miguel-paulista-com-grafite-em-muro.html



Comentários