São Miguel comemora 391 anos com desfile cívico em importante avenida da região

Neste mês, o bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, completa 391 anos de história e tradição. Com o lema “São Miguel, berço de São Paulo, patrimônio do Brasil”, o festejo será marcado pela volta do desfile cívico-militar para avenida Marechal Tito.
A atração será realizada na manhã do domingo (29) e trata-se de uma antiga cobrança da população, que esperava a retomada do evento ao seu local de origem nos anos 70 e 80.

“Moro no Itaim e trabalho em São Miguel, e lá [no Itaim] o desfile das escolas acabou por falta de público. Aqui na via a marcha terá mais visibilidade e poderá até ter mais pessoas”, comenta o professor Jurandir Souza Gomes, 50.


Av. Marechal Tito, altura do Mercado Municipal, palco do desfile cívico
Até o ano passado, o desfile ocorria em um pequeno trecho da avenida Pires do Rio, distante dois quilômetros da Marechal Tito. A ideia de mudança também veio do jornalista Gilberto Travesso, em 2010, mas somente agora as lideranças mobilizaram toda a comunidade para apoiar o retorno do desfile para via principal.
“A maior dificuldade foi a liberação da CET, pois é uma avenida de acesso à dois hospitais importantes. Os moradores pressionaram a subprefeitura e tudo deu certo. Vamos ter nosso desfile de volta ao ponto de origem”, diz o líder comunitário José Anito, 50.
“O retorno foi uma reivindicação dos antigos moradores, pois era lá que eles desfilavam quando eram estudantes”, afirma o líder comunitário Idevanir Arcanjo, 46.
Essa não é a única mudança no calendário de festejos do bairro. Todas as atividades de aniversário, organizadas por entidades da sociedade civil e pela subprefeitura, vão ocorrer em um único fim de semana, diferente do cronograma do ano anterior.
“Assim teremos o público concentrado e garantido na praça, onde acontecerão todas as comemorações”, afirma Arcanjo.
São esperadas mais de 30 mil pessoas nos três dias de evento, segundo os organizadores.
“Gostei da programação deste ano, assim posso me programar para participar de todas as atividades. No ano passado, só participei de um evento”, afirma o vigilante Romero Lima Costa, 34.
Haverá, ainda, festas temáticas do Brasil e do mundo, feira de artesanato e show musical nos dias 20, 21 e 22. As atrações vão ocorrer na praça Fortunato da Silveira, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul.
No dia 26 também será lançado um livro com 391 imagens de São Miguel feitas pelos principais fotógrafos da região e por jornais de bairro.

Vander Ramos, 53, é correspondente do Itaim Paulista
@vander521
vander.mural@gmail.com



Comentários