São Paulo vai ter ‘Piscinão da Zona Leste’ tem até areia de praia

Praia artificial será inaugurada sábado no Tatuapé e vai abrir de terça a domingo até 7 de fevereiro

Nataly Costa - O Estado de S.Paulo

Prainha Paulista está instalada no Parque Esportivo dos Trabalhadores - Werther Santana

Foto: Werther Santana


A partir de sábado vai ser possível curtir as férias no mar sem sair de São Paulo. A Prefeitura montou uma praia artificial – com areia, guarda-sol e tudo – em plena zona leste da capital. A região chega a registrar temperatura 14ºC mais quente em comparação com o restante da cidade, segundo estudo recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Werther SantanaPrainha Paulista está instalada no Parque Esportivo dos TrabalhadoresA Prainha Paulistana, como foi batizada, está instalada no Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) – conhecido como antigo Ceret–, na Rua Canuto de Abreu, no Tatuapé, perto do Shopping Anália Franco. O "piscinão da zona leste" ficará aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até 7 de fevereiro. Atividades esportivas e recreativas funcionarão só nos dias úteis.



De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, o local foi escolhido por ter a maior piscina pública de São Paulo, com 100 metros de comprimento por 50 metros de largura. Além da areia da praia, foram montados brinquedos aquáticos infláveis e o local terá aulas gratuitas de surfe, mergulho, hidroginástica e biribol para crianças e adultos. Mesas e cadeiras estarão disponíveis, além dos guarda-sóis. A Prefeitura garante a presença de monitores e salva-vidas.



Brinquedos e exame. Um dos brinquedos aquáticos de destaque é o Saturn, uma boia gigante e redonda que gira 360º com o movimento do corpo. A gangorra Totter Max e o escorregador Iceberg, que desliza direto para a água, prometem ser disputados.



Qualquer pessoa com altura superior a 1,20 metro pode também praticar o esporte do momento: o stand-up paddle, que consiste em ficar de pé sobre uma prancha e remar.



Para participar das atividades, no entanto, é preciso fazer uma carteirinha. Gratuita, está disponível na administração do clube. Basta levar cópia do documento de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e um atestado médico válido.



Quem não tiver exame médico em dia poderá realizá-lo no próprio clube em três dias: às quartas-feiras, das 14h às 19h; aos sábados, das 7h às 17h; aos domingos, das 7h às 12h.



De praia a parque. Em alguns eventos, como a Virada Esportiva, a Prefeitura cria praias relâmpagos em alguns pontos da cidade. Em maio de 2008, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) já havia prometido criar a primeira praia artificial permanente da capital, no Parque 9 de Julho, na beira da Represa do Guarapiranga, na região sul de São Paulo.



A promessa era investir R$ 30 milhões: seria inspirada no Parque Ambiental da Praia de Ramos – popularmente chamado de "piscinão de Ramos" –, na zona norte do Rio. Cogitou-se até trazer "areia típica do litoral paulista". Três anos depois, porém, o conceito do Parque 9 de Julho mudou para "local de contemplação com áreas para a prática de esportes na grama e academias para idosos". E não mais "praia artificial". Foram gastos R$ 4 milhões em playgrounds, grama, áreas para caminhada e ciclovia.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,piscinao-da-zona-leste-tem-ate-areia-de-praia-,976665,0.htm

Comentários