EDIR SALES CONSEGUE NOMEAÇÃO DE PRAÇA EM HOMENAGEM AOS IMIGRANTES DO LESTE EUROPEU

Vereadora Edir Sales

Por solicitação da vereadora, Vila Zelina tem espaço denominado “Praça Imigrante do Leste Europeu”

Diário Oficial da cidade de São Paulo 17/02/2012


De acordo com o Decreto Nº 52.978, publicado no Diário Oficial do Município em edição de 17 de fevereiro, o espaço entre a Rua Dr. Deodato Ferreira Leite, a “Rua dos Ciclames” e a Passagem Lituânia Livre, na Vila Zelina, foi denominado “PRAÇA IMIGRANTE DO LESTE EUROPEU”. A denominação é uma conquista da vereadora Edir Sales que, em parceria com a Associação dos Moradores e Comerciantes do Bairro de Vila Zelina (AMOVIZA), está batalhando para transformar a Vila Zelina em Bairro Temático do Imigrante do Leste Europeu.


A solicitação da denominação do local foi feita ao Secretário Municipal da Habitação, Luiz Ricardo Pereira Leite, por meio de ofício onde a vereadora afirma que a intenção desta medida é homenagear as onze comunidades de imigrantes do Leste Europeu que ajudaram a fundar a Vila Zelina. “Este é apenas o primeiro passo para transformarmos oficialmente a Vila Zelina em bairro temático do Imigrante do Leste Europeu. A comunidade da região sabe que pode contar comigo para a realização desse sonho!”, afirma a vereadora.


A tematização da Vila Zelina trará inúmeros benefícios para a comunidade do Bairro e de toda a região Leste. Além de incluir a Vila Zelina no circuito gastronômico e cultural do município, a tematização trará investimentos em infraestrutura e segurança, o que dará visibilidade ao bairro em âmbito nacional. Além disso, a tematização é uma forma de preservação e valorização das onze culturas do leste europeu instaladas na região.

Comentários

  1. A vila Zelina é e sempre foi conhecida na cidade de São Paulo por ser "O bairro lituano de são paulo". Isto começou a muitas décadas atras, apartir nos anos 40/50. E foi um título dado e reconhecido a muito tempo também pela imprensa de São Paulo. È só pesquisar nos maiores jornais daqui- como Folha de São Paulo, Estadão, Jornal da Tarde, alem de jornais de bairro - que se pode encontrar uma variedade artigos e reportagem falando da Vila Zelina ligada a imigração lituana ou como bairro lituano. Nunca li ou ouvi dizer que a vila Zelina fosse bairro do leste europeu- apesar de podermos encontrar moradores que são de origem desses povos do leste europeu. E PRA CONHECIMENTO A LITUANIA É PAIS DA EUROPA CENTRAL - E NÃO DO LESTE EUROPEU... Historicamente este bairro está muito unido a cultura e tradições lituanas. Quem já esteve lá ou é morador mais antigo pode comprovar.-- "Vila Zelina - um cantinho lituano em são Paulo" /Vila Zelina- a Lituania é aqui/ Vila Zelina - uma pátira lituana em São Paulo - Imigração lituana marca a história do bairro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário