A Cidade que Queremos (A Visão de Futuro)

Avenida 23 de Maio

Avenida 23 de Maio — Foto: Alexandre Diniz / SPTuris

A São Paulo de 2040 será uma cidade globalmente competitiva e capaz de associar crescimento econômico com melhores condições de vida para toda a população e respeito ao meio ambiente e uso racional de seus recursos naturais. Ou seja, São Paulo alcançará um padrão de desenvolvimento que combinará crescimento com (i) redução das desigualdades sociais, territoriais e de oportunidade; (ii) inclusão social; e (iii) sustentabilidade ambiental.

Assim, toda a sua população de São Paulo habitará com dignidade e chegará ao trabalho de forma confortável e em tempo compatível com uma boa qualidade de vida. Terá acesso a serviços de educação e de saúde de qualidade e a amenidades, lazer, cultura e parques nas vizinhanças de suas residências. Terá encontrado a forma de conviver com as águas, com seu meio ambiente e com sua paisagem natural. Os jovens terão oportunidades de emprego e os idosos encontrarão uma cidade preparada para proporcionar-lhes um envelhecimento com qualidade de vida.

Os pesados investimentos necessários para atingir esses patamares terão sido realizados com base tanto na prioridade orçamentária quanto na capacidade de antecipar recursos por meio de parcerias público-privadas lastreadas na valorização dos ativos da cidade. Terá sido fundamental São Paulo assumir e intensificar sua vocação histórica de centro financeiro e de negócios constituindo-se em polo global de atração de investimentos e principal referência no hemisfério sul.

Ao longo do trajeto, São Paulo terá se internacionalizado, potencializado centros de inovação e pesquisa, reorientado seu parque industrial para atividades mais intensivas em tecnologia, inovação e valor, desenvolvido as atividades de serviços mais complexas e sofisticadas, atraído e retido recursos humanos altamente qualificados e atingindo níveis de excelência em produção cultural, intelectual e acadêmica.

Leia a seguir: Direcionamento e Escolhas Estratégicas >>

Fonte: http://sp2040.com.br/sp2040/a-cidade-que-queremos/

Comentários